Catarata

A catarata é uma condição extremamente comum que ocorre nos olhos de diversos seres vivos. Ela consiste na opacificação ou perda de transparência do cristalino, que é uma lente que se situa dentro do olho, responsável por parte da focalização das imagens as quais captamos na visão. A forma mais comum de catarata é conhecida como catarata da 3a. idade pois é mais comum após a 5a. ou 6a. década de vida. Além deste tipo, podemos citar as cataratas congênitas, que são aquelas encontradas ao nascimento, as cataratas juvenis, geralmente relacionadas a condições ou doenças desta faixa etária e as cataratas medicamentosas, ou seja, aquelas induzidas pelo uso de alguns medicamentos. Neste último grupo destacam-se as drogas da família dos corticoides ou cortisonas que mais comumente se relacionam a esta condição.

O tratamento da catarata é eminentemente cirúrgico e se dá por um procedimento que embora pareça simples envolve delicadas técnicas e sofisticados equipamentos na sua execução. Nesta cirurgia o cristalino com catarata é removido e em seu lugar implanta-se uma lente artificial chamada lente intraocular (LIO) que irá substituí-lo.

Dependendo do grau e do modelo da LIO, o paciente pode minimizar ou até mesmo eliminar a necessidade do uso de óculos para longe e/ou para perto. A cirurgia é rápida, sem sangramento, sem pontos ou fios de suturas. É uma cirurgia bastante segura, com baixo risco de complicações e elevado grau de satisfação.

O processo é absolutamente indolor e a recuperação da visão pode ser percebida nas primeiras horas após sua realização.

Os principais sintomas da catarata são: 

Sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas. Geralmente há uma piora da miopia com redução da visão em baixo contraste e baixa luminosidade, principalmente para longe, comparativamente à visão para perto. Somente o oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, bem como, indicar o melhor procedimento cirúrgico para tratamento.

Fatores de Riscos:

A catarata senil é uma situação que vai ocorrer em praticamente todas as pessoas, principalmente naquelas com mais de 70-80 anos. Algumas situações, porém, aumentam o risco de opacificação do cristalino, favorecendo o surgimento mais precoce da catarata. Entre os principais fatores de risco podemos citar:

  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Exposição excessiva dos olhos à radiação solar
  • Obesidade
  • Diabetes mellitus
  • Hipertensão arterial
  • Inflamação ocular prévia
  • Cirurgia oftalmológica prévia
  • História familiar de catarata

 

Não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino. Porém, algumas medidas preventivas podem ser realizadas visando reduzir alguns fatores de risco para o desenvolvimento da catarata. Reduzir o tabagismo, proteger-se contra a radiação ultravioleta (principalmente UVB) e traumas, controlar o Diabetes Mellitus e evitar o uso prolongado de corticoides são cuidados que podem ser eficazes na prevenção da catarata. É fundamental ter consciência dos perigos da automedicação.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia.

A recomendação de tratamento cirúrgico para portadores de catarata não está relacionada à idade do paciente e sim ao seu comprometimento visual. Qualquer portador deve ser submetido a cirurgia desde que tenha sua capacidade ocular prejudicada pela doença e apresente condições de recuperação pós-cirurgia.

A deficiência visual causada pela opacificação do cristalino pode ser revertida com tratamento cirúrgico. A lente natural opaca é removida e substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular.