Pterigio

O pterígio, referido por muitas pessoas como “carninha” ou “pele no canto do olho”, é uma lesão conjuntival fibrovascular, relativamente comum (sobretudo em países tropicais), que pode crescer sobre a córnea, podendo, em casos mais avançados, chegar à região da pupila e, por conseguinte, prejudicar a visão.

O aparecimento e crescimento do pterígio parece estar relacionado à exposição direta a luz ultravioleta do sol, pois praticamente só ocorre em partes expostas do olho. Diante de algumas condições como ambiente seco, contato com produtos químicos e a própria exposição à luz solar, o pterígio pode inflamar e causar vermelhidão, ardor e desconforto ocular constantes.

A única maneira de tratar o pterígio é a remoção cirúrgica do mesmo, embora exista uma tendência relativamente elevada da lesão recidivar caso a cirurgia não seja realizada adequadamente. Quando a cirurgia é executada corretamente, empregando-se técnica e medicações adequadas este risco de recorrência torna-se mínimo. Por isso é preciso muito critério e prudência na indicação e na realização da cirurgia do pterígio.

O uso constante de colírios lubrificantes ajuda no conforto e alivia parcialmente os sintomas decorrentes do pterígio, mas aqueles colírios que contém vasoconstritores na sua formulação podem trazer melhora aparente e transitória dos sintomas de irritação e vermelhidão, mas fatalmente estimulam o crescimento do tecido conjuntival sobra a córnea e consequentemente o aumento do pterígio. O uso indiscriminado de colírios nos portadores de pterígio deve ser desestimulado e um acompanhamento periódico do quadro é mandatório.

O pterígio não é, normalmente, um problema grave. Em determinadas circunstâncias o pterígio é assintomático. Pode, no entanto, provocar alguma sintomatologia e sinais bastante desagradáveis. Entre os sintomas mais comuns, podemos incluir:

  • Sensação de corpo estranho no olho;
  • Visão turva;
  • Prurido ocular;
  • Sensação de ardência e queimação.

O pterígio pode crescer progressivamente sobre a córnea (a camada clara, externa do olho), podendo distorcer a córnea e causar astigmatismo.