Presbiopia

Vista cansada, eu vou ter? Sim.

Mesmo não sendo uma doença, a vista cansada, também chamada de presbiopia, traz desconforto aos pacientes na execução de tarefas para perto ou distância intermediária, como leitura e uso de computador. Trata-se de um movimento involuntário natural, ocasionado principalmente pelo avanço da idade.

Com o passar dos anos, é comum que o cristalino e sua cápsula percam a elasticidade, fazendo com o que os músculos internos do olho tenham o tônus diminuído. Assim, compromete-se o processo de acomodação natural necessário para ver com nitidez objetos para perto ou meia distância.

A presbiopia se deve ao processo natural de envelhecimento do organismo e costuma aparecer após os 40 anos, muito embora haja casos de pacientes hipermétropes que desenvolvem a vista cansada antes dessa idade.

CAUSAS

As causas da presbiopia não são completamente compreendidas. As evidências mostram que a perda de elasticidade do cristalino parece ser a causa mais provável para o problema. As mudanças na curvatura e tamanho do cristalino e a perda de força dos músculos ciliares (músculos que relaxam e esticam a zonula) também são apontados como causas para a presbiopia.

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da presbiopia começam por fazer sentir-se na fadiga ocular (por vezes, conhecida como “vista cansada”), embora esta expressão esteja associada ao envelhecimento natural.

A dificuldade em ver com pouca luz (baixa luminosidade), dificuldade em focar pequenos objetos ou letras pequenas são outros sinais e sintomas. Geralmente são notados pela primeira vez entre os 40 e os 50 anos de idade, contudo podem acontecer mais precocemente.

A capacidade de focar em objetos próximos diminui ao longo da vida. Habitualmente, a dificuldade em ler letras pequenas, especialmente em condições de baixa luminosidade, são um dos primeiros sintomas da presbiopia. Nestes casos, o cansaço visual durante a leitura por longos períodos é frequente.

Tem como prevenir a vista cansada?

Infelizmente, não há como prevenir o surgimento da presbiopia, justamente por ser uma consequência natural do envelhecimento do organismo. Entretanto, é possível identificar com mais rapidez a chegada da vista cansada. Para aqueles com hábito de ler e de realizar trabalhos que precisam do foco visual, a percepção do problema acontece já em seus primeiros dias.

Para conter o desconforto, algumas das saídas são afastar-se do computador a cada hora de trabalho, focando o olhar em locais mais distantes. Ao passar dos anos, a sensação de piora no quadro também é um processo comum, mas que se estabiliza ao atingir os 60.

Para corrigir a disfunção visual, é recomendado o uso de lentes de contato ou uso de óculos exclusivos para a leitura.

O Núcleo de Oftalmologia Avançada (NOA) oferece estrutura completa, com equipamentos altamente modernos e equipe médica capacitada para lhe atender.